Você sabia que o Frango Xadrez se tornou famoso graças a um acidente em uma província chinesa?


Nossa estória começa em uma província montanhosa no sudoeste da China, conhecida por seus vilarejos rurais tradicionais e natureza exuberante chamada Guizhou. A região é também muito famosa por conta de uma cachoeira de 74m de altura, a Huangguoshu. Perto dali, temos a caverna Longgong, chamada de Palácio do Dragão, que é um amplo sistema subterrâneo com hidrovias.


Mas voltemos ao século 19, quando um jovem rapaz chamado Ding Baozhen caiu acidentalmente na água. O problema: ele não sabia nadar. Eis que surge um herói improvável, um humilde morador da província de Sichuan que por ali passava e salvou a vida do nosso amigo Ding.


Sichuan está situada no sudoeste da China e é atravessada pelo maior rio da Ásia, o Yangtzé. A região também é muito conhecida por abrigar pandas gigantes.

Tempos depois o destino, porém, se encarregou de levar o nosso amigo Ding a Sichuan, quando ele então passou a ocupar um importante cargo naquela província – uma espécie de governador, chamado de Gong bao (Guardião do Palácio). Desejando agradecer ao seu herói salvador de anos atrás, Ding resolveu visitá-lo para expressar sua eterna gratidão ao homem e toda a sua família. Enquanto lá estava, o homem serviu-lhe um prato que ele nunca havia experimentado antes: um frango picado e marinado com amendoim e pimenta picante de Sichuan.



Ding, que era um apreciador da boa culinária se encantou imediatamente pela iguaria. Ele então pediu a receita e passou a servi-la também aos seus convidados sempre que os reunia em sua própria casa. Tempos depois, o prato ganhou popularidade por toda província de Sichuan e ganhou o nome de Gong bao Ji Ding, em uma tradução simples – cubos de frango do Guardião Ding - em homenagem ao homem responsável por torná-lo conhecido.


O prato logo se popularizou no mundo todo, embora a versão ocidental tenha perdido a pimenta de Sichuan em sua receita substituída por outros ingredientes, como o pimentão e a castanha de caju.


Nos EUA, porém, devido a uma corruptela em inglês, o nome do prato sofreu uma alteração e se tornou Kung Pao Chicken. Acredita-se que no momento de traduzí-lo para o português surgiu então a grande confusão. O que era “frango em cubos” (Ji Ding), virou “Frango em quadrados” e como o brasileiro é um ser carnavalescamente criativo por natureza, porque não adornar um pouco mais e relacionar o “quadrado” do frango aos “quadrados do tabuleiro” de xadrez?


Eis que que temos o nosso famoso Frango Xadrez!


E nas marmitinhas desta semana você pode se deliciar com este prato tão tradicional e cheio de sabores, cores e estória. Acesse o nosso Menu da semana!

9 visualizações0 comentário